Cadeiras vermelhas
LUIZ BRASILEIRO

Luiz Brasileiro é especialista em Gestão Cultural pelo Senac-SP e graduado em Cinema pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É membro do Cineclube de Jacareí e do atual Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Jacareí. Curador sênior do Festival do Minuto e do Vídeo na Escola.  Atua como assistente de produção a nove anos em festivais de cinema, mostras e cineclubes. Em 2014 foi selecionada para o Festival Internacional Oberá en Cortos (Argentina) com o projeto “Cenas de fronteira”. Em 2014 foi vencedor do 2º Lugar no Festival Curta Toledo (Paraná) com o projeto “O imaginador”. Em 2017 foi selecionado para o Festival temporal (Paraguai) com o projeto “El acompãniamiento”. Em 2020 foi selecionado para o Laboratório de Série de ficção do 14ª Mostra CineBH.

Na graduação foi bolsista dos projetos cineclubistas “Cine debate História” (Orientação Prof. Dr. Paulo Renato da Silva) e “Cineclube Cinelatino: imagens da américa-latina a serem decifradas” (Orientação Prof. Dr. Leonardo dos Passos Miranda Name) entre 2013 - 2016. Nos cineclubes desenvolveu atividades como curador, fotógrafo e realizador audiovisual; produziu os documentários “Memória na Mesa”, “Foz dos Militares” e “Cale-se”. Foi bolsista da fundação Araucária com o projeto “Subjetividade, identificação e resistência na constituição da identidade latino-americana na Tríplice Fronteira” (orientação Profa. Dra. Lygia Karina Martins de Andrade). Foi monitor das disciplinas Direção Cinematográfica (Orientação Prof. Dr. Bernardo Teodorico) e Espaço sonoro audiovisual (Orientação Kira Santos Pereira). Realizou como trabalho final no curso de Cinema o curta-metragem “Cicatriz, O filme” (Diretor e roteirista) sob orientação de Virgínia Osório Flores. O projeto foi desenvolvido dentro do laboratório de roteiro orientado por Prof. Dr. Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins. O projeto teve o apoio do Grupo de teatro Amadheus (Foz do Iguaçu, PR), do Centro de Direitos Humanos e memória popular de Foz do Iguaçu (CDHMP) e de apoiadores por meio de um financiamento coletivo (Benfeitoria). O seu trabalho monográfico em Cinema foi a pesquisa em roteiro "Entre pontas: a relação narrativa entre o roteiro e o som na construção audiovisual. Análise da obra O pântano, Lucrécia Martel." (2018) o projeto foi orientado por Kira Santos Pereira e Ester Marçal Fer; e contou com banca composta por Virgínia Osório Flores e Iana Cossoy Paro.

Atuação profissional: Atua a nove anos como assistente de produção, entre os principais eventos está a virada cultural de Foz do Iguaçu-PR e no Curta Iguassu - The Fast Forward Filmaking Festival. Foi vencedor do 2º Lugar no Festival Curta Toledo (Paraná) voto do júri com o curta-metragem “O Imaginador” (Diretor, fotógrafo e roteirista); selecionado para Mostra do Festival temporal (Paraguai) com o projeto “El acompãniamiento” (Video-performance); selecionada para mostra no festival “Oberá em Cortos” (Argentina) com o programa “Cenas de fronteira”; selecionado para o laboratório Hiper Museus (Furjan e Oi Futura – RJ) com o projeto de Realidade virtual “MAV 2_2” proposta de intervenção no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Selecionado para o Laboratório de Roteiro – Série de ficção, parte integrante do 14ª Mostra CineBH , onde está desenvolvendo a série “Gran Hotel Macondo”(VOD).

Principais trabalhos como realizador audiovisual: Cicatriz (Diretor e roteirista - curta-metragem); Fora da caixa (Co-diretor - documentário) e O imaginador (Diretor, roteirista e fotógrafo - curta-metragem). Como diretor de fotografia atuou nos projetos: Ônix: personalidades e gritos do Vale do Paraíba (9 episódios – websérie em finalização); Doutores coloridos (documentário em finalização); El acompañamiento (vídeo-performance), Como uma luva (4 Episódios - Websérie); Terra (vídeo-arte); Form(ação) (Curta-metragem); Vertov – Kino Olho (curta-experimental); Voy a dormir (vídeo-experimental); Elisa (curta-metragem); Maria (Curta-metragem); @conexões (Instalação digital); Repúblicas e monarquias (piloto de tv); Mais ou menos você (piloto de tv); Pinchazo (cuta-metragem); Sabor a mi (4 episódios); Tierra sin mal (documentário); Aquello que no era (curta-metragem); Foz dos militares (curta-metragem); Cale-se (documentário); Cenas de fronteira (3 episódios); Banana da terra (curta-metragem); Poesia e café (documentário); Memórias na mesa (documentário); Panambi – o canto da minha passagem (registo de performance). Como arte-educador ministrou as atividades: Curso “Cinema: Roteiro cinematográfico” (versão virtual) pela Fundação José Maria de Abreu. Curso “Cinema e artes do vídeo” ministrado no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) e no Centro da Juventude de Jacareí (CEJU). Curso “Direção de fotografia” ministrado para os alunos do curso técnico em artes dramáticas do Instituto Federal do Paraná (IFPR); Curso “Introdução a direção de fotografia” ministrado para alunos da rede pública de Foz do Iguaçu - Atividade de extensão do projeto Cineclubista CineDebate História.

Possui alguns cursos como formação complementar: “Preservação e memória audiovisual” com Profa. Dra. Débora Butruce. “Criação sonora colaborativa e interativa” – intercâmbio sonoro entre Brasil-Argentina-França com Andrea Cohen pelo Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (IdEA). “Gestão audiovisual e Modelos de negócios” com Profa. Dra. Maíra Bianchini pelo Usina do Drama (UFBA). “Gestão de acervos audiovisuais” com Prof. Me. Maria Fernanda Coelho pela Fundação Escola de Sociologia de Política de São Paulo (FESPSP). “Trilha sonora no audiovisual” com Prof. Me. David Tygel pelo 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB). “Cenografia” com Lu Grecco pelo Ateliê Lu Grecco. “A criação do personagem” com Marcelo Gomes pelo Centro Cultural B_arco de São Paulo. Curso Piloto de série de Tv pelo Museu de imagem e som (MIS) de São Paulo. Curso “narrativas de ficção” ministrada por Hermes Leal dentro da programação do Fórum Audiovisual Mercosul do 24º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul. Extensão universitária em “Docência e mediação pedagógica online”, em “Elaboração de materiais didáticos com recursos tecnológicos” e em “Produção de conteúdo para EAD” pelo Centro Universitário SENAC/SP. Curso “Do SNC aos Planos Municipais de Cultura” (Coordenação: Inti Anny Queiroz). Encontro de Gestores Culturais com Ana Carla Fonseca e Cris Olivieri, POIESIS. Guión e Sonido audiovisual, la banda sonora en el lenguaje audiovisual pela Facultad de Arte y Deseño - FAyD, UNAM, Argentina. Projeto RODA AÍ pelo Instituto GRPCOM - RPCTV/Globo Paraná. Curso Fotografia e mercado de trabalho contemporâneo com Pedro von Krüger, Bacco Andrade, Stefan Hess, André Horta (Condominos Filmes – RJ)