EDIT 1.00_24_22_23.Quadro051.jpg
NOSSA HISTÓRIA

Em 2007, a Comissão Setorial de Audiovisual iniciava seus trabalhos com o principal objetivo de difundir a sétima arte no município de Jacareí. O projeto foi batizado com o nome CINECLUBE JACAREÍ, uma forma de propagar o nome da nossa cidade para todos os lugares onde fosse levado o projeto. O Projeto “Cineclube Jacareí” ao longo dos anos de atividade já desenvolveu atividades conjuntamente com instituições de ensino da região (Anhanguera Jacareí, Universidade do Vale do Paraíba, etc), e recentemente foi o tema de um trabalho de conclusão de curso em Jornalismo na Universidade Mogi das Cruzes (UMC).

O CINEMA NA 5ª, a principal ação cultural do cineclube, tem como principais funções a inclusão social e a democratização do acesso ao cinema. O Cineclube Jacareí até o final de 2019 contabilizou exatamente 461 sessões, com um público que gira em torno de mais de 9.000 cinéfilos. Passados 13 anos do início dos trabalhos desempenhados por esse grupo, o projeto vem reformulando a proposta da programação e desde 2020 passou a realizar ciclos temáticos. A proposta atual é vincular as atividades já desenvolvidas pelo cineclube as tendências contemporâneas em formação cultural livre no audiovisual.

A programação de 2021 prevê a realização de quatro ciclos temáticos (Cinema e literatura; Cinema e as ciências tecnológicas; Cinema e território e Cinema Geek no Vale do Paraíba) com profissionais de setores diversos, justamente para fortalecer um olhar multidisciplinar sobre as possibilidades de análise fílmica.